![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB053ffc7alX1RzGJaggMwc5LbkPJ9hptbQY17r6Jid-1d8xytenK-MYNKm2Q5wl8i468z8k1iQA1f8ZKMbkdhKkemRia0M-1PTlqNPMIHuPxHljmdclrEkmCWVjt77Unjt2xKinrjS1vf/s320/concurso-funda%25C3%25A7ao-casa-sp.jpg)
A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semi-liberdade. As medidas — determinadas pelo Poder Judiciário — são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Os jovens passam por um diagnóstico poli-dimensional e, a partir daí, é estabelecido um Plano Individual de Atendimento (PIA). Ele permite que as reais demandas que o adolescente e sua família têm nas áreas sociais, de saúde e pedagógica sejam atendidas satisfatoriamente.
Segundo o ECA, depois de verificado o ato infracional, a autoridade poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzmR8UHt8heVxaQDg0yHcv2-b3dS7IdxYiw0d9lt522VOLj5DHGT_eTpiClWHVK6zOr0LONMh8wX57gUtgqqw-5dSLuql64GANaLZLXLANSLbpq2f_q1ZdCXfYxrUPmidnHP65o9Ubm00g/s200/nervoso_brigando_com_filho.jpg)
Reparação de dano: o adolescente poderá restituir alguma coisa, ressarcir o dano causado, ou qualquer outra forma para compensar o prejuízo da vítima.
Prestação de serviços à comunidade (PSC): consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período que não exceda há seis meses.
Liberdade assistida (LA): a autoridade designará uma pessoa capacitada para acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. Essa medida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.
Semiliberdade: pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto.
Internação: o adolescente tem a privação da liberdade. Será permitida a realização de atividades externas, segundo orientação da equipe da entidade.
MAUS TRATOS NA FUNDAÇÃO CASA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-_WIztRSZAuQ3w_GcZ3Rqien4K8q3zjdEpN6vBqA-ZwQHhd37uS1_lUBFoPkwVvdhEY8bYZUi-kyqs-G0byAGu6aoBpDYbIfhqrsk1mrf8PmU2dsEDqKeByNHvfzPmhsJIKAuww67_NGA/s320/FUNDA%25C3%2587%25C3%2583O%252BCASA-vert.jpg)
Porém, a Fundação Casa enfrenta os mesmos problemas de maus tratos que levaram ao fechamento da antiga FEBEM. As denúncias de que os internos estão sofrendo violência física e psicológica partiram de oito entidades defensoras de direitos humanos.
Se não se mudar o quanto antes a mentalidade dominante no sistema de atendimento a jovens em situação de conflito com a lei, o risco é de que a Fundação Casa acabe se convertendo numa nova Febem.
SEXO E MÉDIA DE IDADE DOS INTERNOS
O QUE VOCÊ ACHA DA FUNDAÇÃO CASA?
Trabalho realizado por:
Amanda Alves
Juliana Benevides
Jonatas
Moises Henrique
Vitor Fernandes
2ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário