sábado, 15 de outubro de 2011

PRECONCEITO

O QUE É O PRECONCEITO?

O preconceito na verdade nada mais é do que o pré-conceito que temos das pessoas antes de conhecermos. Ele existe por causa de pessoas ignorantes e por aqueles que não se dão o respeito. 


O PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL

SITUAÇÃO DOS ÍNDIOS NO BRASIL

Cerca de 4 milhões índios viviam aqui com seus costumes e hoje vivem um pouco mais de 300 mil. Existem 556 território indígenas (segunda a FUNAI) e 70% estão localizados na Amazônia, e a maior parte não é demarcada (terras de uso exclusivo dos indígenas).
A Constituição Brasileira de 1988 reconheceu os direitos dos povos indígenas como primeiros habitantes de suas terras, e estas seria demarcadas até 1995, porém, o processo ainda continua em andamento.
As terras indígenas são frequentemente invadidas o que prejudica esse povo. O universo indígena é bastante diferenciado. Há nações indígenas que adquiriram hábitos industrializados e só falam português.


SITUAÇÃO DOS NEGROS NO BRASIL

Os africanos eram trazidos da África Ocidental e a maioria pertencia a dois grupos étnicos: os sudaneses e os bantos. No Brasil, trabalhavam na lavoura de cana-de- açúcar, de algodão, de café e na mineração.
No período colonial, o Brasil foi o país que mais recebeu africanos, cerca de 3,5 milhões. Foi o último país ocidental a abolir a escravidão, em 1888 (depois de quase um século). Hoje o Brasil abriga a maior população negra fora da África.
O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência.

 

GRÁFICO

No Brasil, a porcentagem de quem se declara de cor Branca é maior se destacando mais na região Sul de nosso país. Em seguida, vem a população de cor Parda, com maior parte na região Norte. Depois, em minoria, quem se declara de cor Negra e sofrem com o preconceito racial, estão em maior parte na região Sudeste do Brasil.


Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer-se melhor, independentes de cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outra diversidade, devemos respeitar e zelar pelo próximo.
                                    





“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra"
(Bob Marley)






Trabalho realizado por:

Karina Celi Marques
Lilian Solon Girardi

           2ºA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário